terça-feira, 6 de dezembro de 2011

Outros "Bairros Altos"

O Bairro Alto não é um exclusivo de Lisboa. A sua vida, os seus bares e as manifestações artísticas de que é palco são reproduzidas a papel químico noutras metrópoles. Pedro Costa e Ricardo Lopes, membros do centro de investigação DINAMIA'CET, do ISCTE-IUL, foram à procura desta aura em cidades tão díspares como Barcelona, São Paulo, Istambul, Paris, Seattle, Florença, Copenhaga, São Francisco, Berlim e Londres e retrataram-na com fotografias (2m x 1,3m) que, entre 13 e 18 de Dezembro, tomarão conta das ruas do bairro lisboeta.

Para comemorar a semana do Bairro Alto, as fachadas dos seus prédios vão, durante 24 horas por dia, contar histórias de outros "Bairros Altos" espalhados pelo mundo. Há o empregado indiano no restaurante trendy de Oltrarno, em Florença, o jovem rebelde que se pendura na janela para dar música à Brick Lane, em Londres, ou os moradores que se manifestam contra os excessos dos visitantes nocturnos na Gràcia, em Barcelona, ou no Bairro Latino de Copenhaga.

Em simultâneo, decorrerá na Casa da Imprensa (Rua da Horta Seca nº 20), entre as 10 e as 20 horas, uma exposição fotográfica que explorará os vários universos que coabitam nestes bairros culturais e os conflitos e tensões a eles subjacentes.

Sem comentários:

Enviar um comentário